Cliente apaixonado e fiel sempre volta!

Agora após algum tempo, aquela moça que comprou o batom vermelho precisará comprar novamente.

Por quê? Porque aquele que ela comprou acabou e ela se “acostumou” ao consumo do produto e todos os benefícios que este consumo traz para ela.

Neste momento surge uma dúvida na cabeça da moça e na imaginação do mercado: Ela comprará da mesma marca? O que faz uma cliente se tornar fiel a uma determinada marca?

Conseguir que o consumidor escolha o seu produto, que ele prefira o seu serviço e que ele seja fiel a sua marca, que retorne e compre sempre, que recomende seu produto para outros consumidores e ainda consuma tudo que esteja com sua marca “estampada” é o sonho de qualquer empresário.
Como isso é possível?
Muitas são as respostas para isso e, obviamente elas só têm validade se teu produto não é monopólio de mercado, porque se teu produto for o único no mercado os consumidores não teriam escolha, exceto não comprar.
Consumidores fazem suas escolhas e baseiam suas preferências em vários quesitos. Pode ser uma vantagem especifica como pode ser um conjunto de qualidades que seus concorrentes não conseguem entregar.
A avaliação do mercado alvo feita pelo pessoal de marketing utilizará as mais diversas formas de pesquisa para identificar estas preferências do consumidor.
Qualidade, prazo de entrega, embalagem, design, disponibilidade, serviços agregados (produto ampliado), vantagens comerciais, facilidade de compra, atendimento, propaganda, estilo e preço… esqueci alguma coisa?
Qualquer desses quesitos podem fazer a diferença para ter a preferência do consumidor. Mais fácil a escolha ainda se determinada marca tiver um conjunto destes quesitos em vantagem sobre os demais concorrentes. Tratemos de dois apenas: preço e estilo.
Preço: será que o consumidor sempre procura o menor preço das coisas para comprar? Muitos empresários pensam que com menores preços estarão à frente da concorrência. Dependo do mercado alvo isso pode ser exatamente o contrário. Muitos produtos direcionados as classes mais privilegiadas não podem ter um preço muito reduzido, pois ao contrário de atrair os clientes passariam a afastá-los pelo efeito de desconfiança de “baixa qualidade”.
Imagine-se na seguinte situação: Você tem um problema cardíaco e precisa passar por uma cirurgia delicada. Escolheria o serviço médico pelo menor preço?
Uma frase de mercado que gosto muito: o cliente só escolhe pelo menor preço quando não vê diferença entre os produtos oferecidos.
Certos produtos, e claro também serviços, não podem ter seus preços negociados muito abaixo de determinado valor de mercado, pois correriam o risco de transmitir a sensação de baixa qualidade para seus clientes. O mercado geralmente estabelece os valores de produtos e serviços pelos quais eles devem ser negociados
Estilo: uma nova tendência tem se espalhado pelo mercado consumidor. Algumas marcas têm conseguido divulgar um determinado “estilo de consumo”, uma certa cultura ligada à sua marca e isso faz com que muitos consumidores se tornem admiradores destas marcas.
Consequentemente basta estampar esta marca em produtos e serviços que reproduzem este estilo que serão alvo do consumo de consumidores – admiradores e fãs. Um público cativo que faz questão que reproduzir a cultura da marca.
Pode ser um jeito de praticar esporte e cuidar da saúde, um estilo de vida livre apoiado por determinado tipo de motocicleta, uma cerveja ligada a imagem de sucesso de seus consumidores, uma marca de alimentos que faz campanhas de proteção à natureza…. Marcas que se aliam a um determinado estilo de vida e carregam consigo um exército de admiradores.
A maneira como uma empresa gerencia e aplica sua estratégia de marketing promoverá a diferenciação em relação a sua concorrência. Fazer diferente, entregar mais do que se espera, surpreender o cliente e mais valor pelo mesmo tipo de oferta do mercado pode até garantir um preço maior de venda.
A extensão do mercado incentivada pela globalização traz oportunidades e desafios. Mercado maior e competição maior ainda demandam a diferenciação de sua marca. Não sabe como
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