O Marketing de Serviços pode diferenciar a sua Marca

Uma moça que compra um batom vermelho não quer um batom vermelho.
Quer lábios mais chamativos e sensuais. Melhor, quer a sensação de estar bonita.
Você acha que sua empresa está no mercado de batons? Ou sua empresa está no mercado de beleza? Em que mercado sua empresa atua? E como atua?

Todo produto existe para prestar um serviço…
Portanto se você não sabe o que é Marketing de Serviços, você está fora do mercado.

Vivemos um período de grande predominância da tecnologia que permite maior conectividade e interação entre grupos e indivíduos. As mídias sociais, além de serem ferramentas de entretenimento possibilitam que consumidores influenciem outras pessoas do seu convívio a comprar ou não determinadas marcas, quando dividem suas opiniões e experiencias de consumo.

Como característica básica, a prestação de um serviço envolve o relacionamento do atendente com o consumidor, e nisso, além do contato em si, a confiança e a reputação do produto ou serviço está no centro da experiência de consumo.

O marketing de serviços tem foco em ações para dar confiança e de certa forma até garantir uma boa experiência de consumo, possibilitando assim a efetivação das vendas e a boa comunicação para a obtenção de novos clientes.

Nesse caso estamos seguindo um dos principais conceitos do marketing de serviços, o desenvolvimento da reputação.

Pense em um visitante que entra no seu site. Ele não sabia da existência da sua empresa, mas chegou até lá através de alguma indicação ou propaganda feita nas redes sociais. Você precisa fazer com que o possível cliente confie na sua empresa, no seu produto ou serviço. Não há construção de confiança sem um mínimo de relacionamento e identificação.

Clientes buscam comprar produtos e serviços de empresas com as quais se identificam e que falem a “mesma língua” que eles. Atualmente, o grau de insatisfação após a compra de um produto ou serviço é muito maior nas estatísticas do que o apego à marca. A grande maioria das empresas tem uma falsa sensação de assertividade por levar em consideração apenas o volume de vendas em determinado momento. Mas e depois?

Você acredita que seu cliente indicaria seu produto ou serviço a outro possível consumidor? Acredita que proporcionou uma grande experiência na entrega do seu serviço ou produto? Será que seus clientes acreditam estar recebendo algo justo pelo valor pago, ou ainda acima da média?

Se essas perguntas estão totalmente fora da sua realidade algo está errado, e seu relacionamento com o seu segmento de mercado está deficiente. Descobrir o que as pessoas de fato necessitam e não o que aparentemente querem e ainda manter um diálogo constante para não se perder nas necessidades que, mudam conforme o tempo, não é uma tarefa fácil.

Como já citamos através da compra um produto, o consumidor sempre espera pela realização de um serviço, a concretização de um desejo, a confirmação de uma qualidade anunciada. Por outro lado, se ele comprou a prestação de um serviço, o cenário é ainda mais crítico, pois, a prestação de serviços é composta por PROCESSOS, e o passo inicial está no momento de convencer seu cliente de que você realmente tem processos primorosos e presta um excelente serviço.

Aqui inicia a construção da sua reputação e até da sua marca. Através deste contato inicial é que seu cliente vai ter a primeira impressão a respeito do serviço que você está prestando.

Para que essa construção seja eficaz é necessário o desenvolvimento de um trabalho coerente e estratégico. Do ponto de vista técnico, quando se mostra uma comunicação com autoridade sobre determinado assunto que está ligado ao seu produto ou serviço, isso tangibiliza, isto é, traz confiança sobre a qualidade do serviço ou produto que você está promovendo.

A extensão do mercado incentivada pela globalização traz oportunidades e desafios. Mercado maior e competição maior ainda demandam a diferenciação de sua marca. Não sabe como utilizar Marketing de Serviços para isso? Fale conosco. Estamos aqui para auxiliá-lo na construção de sua marca. Marketing de Serviços é a nossa praia.

www.planeto.com.br

#marketingdeserviços; #diferenciação; #processos; #relacionamento; #reputação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *